05 Plantas comuns para cultivar e purificar o ar da sua casa

planta no quarto

Você sabia que existem plantas que funcionam como purificadoras de ar? É isso mesmo. Diversos testes e estudos científicos, inclusive uma pesquisa publicada no site da NASA, comprovam a teoria de que, algumas espécies de plantas, se cultivadas em casa, podem melhorar a qualidade do ar que os moradores respiram.

Certas toxinas como os compostos orgânicos voláteis (VOCs), os poluentes orgânicos persistentes (POPs), o benzeno, xileno e formaldeído, podem ser combatidas pelas plantas, dependendo das suas especificidades e locais onde são colocadas.

Conheça agora 05 plantas comuns que, além de ajudarem na absorção de poluentes, deixam o ambiente mais alegre e bonito.

Espada-de-são-jorge

Uma planta formosa e de fácil cultivo. Isso porque a espada-de-são-jorge cresce sem muita luz ou água, e é resistente tanto ao calor, quanto ao frio.

É eficiente na absorção de toxinas como o dióxido de carbono, o formaldeído, liberado no ar por madeiras, carpetes, e se diferencia ao liberar oxigênio durante a noite.

planta

Copyright: scott.zona

Lírio-da-paz

É uma espécie bastante indicada para ser cultivada dentro de casa. Além de uma beleza exótica e elegante, o lírio-da-paz é conhecido como uma das melhores plantas purificadoras de ar.

lírio

Copyright: Adriano Gadini

Aloe vera

A Aloe vera, mais conhecida como babosa, é uma planta que gosta da luz solar e se multiplica com facilidade.

Filtra os poluentes como o formaldeído e o benzeno, e de forma curiosa, apresenta manchas em suas folhas quando a quantidade de substâncias tóxicas se torna excessiva.

É considerada uma planta com propriedades medicinais, uma vez que cicatriza queimaduras, cortes, fortifica e hidrata a pele e os cabelos.

babosa

Copyright: Stephanie Edwards

Azaleia

Essa é uma linda planta, com flores coloridas, que além de ótimo instrumento de decoração, é benéfica no combate aos formaldeídos presentes no ar de uma casa.

azaleia

Copyright: Karolina Grabowska

Samambaia-de-boston

É uma planta comum e exuberante, que atua como umidificadora natural do ambiente. A Samambaia-de-boston filtra com facilidade as toxinas como benzeno, o xileno e o formaldeído, deixando o ar da casa mais puro e limpo.

Gosta de ambientes úmidos, e o ideal é cultivá-las em vasos e jardineiras a meia-sombra.

samambaia

Copyright: Tochigi/Japan

Gostou das dicas? Deixe seu comentário e compartilhe com seus amigos!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *