Entenda o Conceito de Desempenho Ambiental e Como Aplicá-lo na sua Empresa

ilustração de árvores

O desempenho ambiental tem assumido um importante papel na gestão das empresas. Regulamentado pela Norma ISO 14031, o método, contribui positivamente para o posicionamento ético e ambientalmente responsável das organizações perante os seus clientes, colaboradores e fornecedores.

Mas afinal, do que se trata o desempenho ambiental?

São métricas que analisam o nível de eficiência de uma instituição em relação aos aspectos ambientais mais relevantes. Ou seja, trata-se do controle e monitoramento do quanto às atividades desempenhadas pela empresa estão impactando o meio ambiente.

Através dos indicadores, é possível mensurar:

  • Os tipos e a quantidade de resíduos sólidos gerados (em toneladas);
  • Os gases de efeito estufa emitidos (por unidade produzida);
  • O volume de matéria-prima e a energia necessária para a produção;
  • Dentre outras informações.

Com esses registos é possível realizar estudos, criar metas e desenvolver melhores práticas de preservação do meio ambiente, de modo a contribuir com a evolução industrial sem prejudicar a natureza.

Dicas para Aplicar o Desempenho Ambiental na sua empresa

Fazer a gestão do desempenho ambiental pode ser bastante positivo, contudo exige muito profissionalismo e foco na redução dos impactos ambientais.

Nesse sentido, busque conhecer profundamente todos os procedimentos da sua empresa e como eles interferem no ecossistema. Analise todas as etapas que a movimentam, elabore os indicadores e um plano de ação, com objetivos e estratégias a serem adotadas a curto, médio e longo prazo, como por exemplo, reduzir o consumo de energia, água  , reaproveitar alguns tipos de insumos, investir no tratamento dos efluentes industriais.

Dessa forma, além de realizar um aferimento eficiente do desempenho ambiental, o método poderá contribuir para o aumento da produtividade e das vantagens competitivas da sua empresa.

Gostou das dicas? Deixe seu comentário e compartilhe o artigo com seus amigos!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *