Conheça as principais consequências e dicas para reduzir o efeito estufa

geleira

O efeito estufa é um sistema de aquecimento térmico do planeta natural, primordial para a sobrevivência dos seres vivos, uma vez que mantém a temperatura terrestre em condições ideais para nossa existência.  

Contudo, as ações irresponsáveis do homem, como o desmatamento e a emissão de gases poluentes, como o monóxido de carbono e o metano, tem intensificado o efeito estufa. A poluição provocada funciona como uma barreira que impede a dispersão dos raios solares de volta ao espaço, mantendo assim, mais da metade da radiação ultravioleta, e do calor, retido na superfície da Terra. Essa elevação da temperatura gera o que chamamos de aquecimento global.

Consequências do efeito estufa

O fato é que as altas temperaturas causadas pelos gases do efeito estufa desequilibram a estrutura climática do planeta, e podem provocar grandes consequências, como:

– A elevação do nível do mar e oceanos, devido ao derretimento das calotas polares;

– Aumento do volume de tempestades, logo, das inundações de cidades, ilhas, plantações;

– Extinção de milhares de espécies animais e vegetais;

– Aumento das ondas de calor, períodos de seca, e aparecimento de doenças;

– Ocorrência de fenômenos ambientais como furacões, tsunamis, maremotos, enchentes.

Os resultados do efeito estufa exacerbado podem ser bastante prejudiciais à sobrevivência de todas as formas de vida do planeta. Por isso, é preciso se voltar para as atitudes que podem amenizar o problema.

3 Atitudes importantes que podem reduzir o efeito estufa

Abaixo listamos 3 ações individuais, que podem fazer a diferença na redução das consequências do efeito estufa, junto ao aquecimento global. Confira.

  1. Faça a reciclagem do lixo, e se possível, a reutilização de insumos. Dessa forma, estará diminuindo a utilização de recursos naturais não renováveis e a quantidade de resíduos nos aterros, que provocam a emissão de metano.
  2. Quando possível, evite utilizar o carro, e prefira a caminhada ou os passeios de bicicleta. Os automóveis são os principais agentes poluidores da atmosfera.
  3. Cultive plantas e vegetações, seja dentro de casa ou no próprio quintal. Assim, estará contribuindo para a manutenção da flora e a redução do aquecimento global.
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *