1º Workshop CONAGUA

A Conágua Ambiental, com o apoio da CODEGO (Companhia do Desenvolvimento de Goiás) realizou no dia 30 de março, comemorado o mês da água, o 1º Workshop CONAGUA – Eleve Seu Conhecimento, no Denali Hotel, em Anápolis (GO).


Os engenheiros químicos Manoel Senra (Belo Horizonte – MG) e Diogo Coelho Crispim (Conágua Ambiental), juntamente com o professor da USP, Dr. Ivanildo Hespanhol foram os conferencistas convidados para o evento, que teve como tema o “Tratamento e Reutilização de Efluentes na Indústria”. O workshop foi destinado aos gestores e corpo técnico das indústrias dos distritos de Anápolis, Senador Canedo, Goiânia e Aparecida de Goiânia.
A Presidente da Conágua Ambiental, Wilma Maria Coelho fez a abertura demonstrando o apoio e preocupação da Conágua em ajudar as indústrias com o tratamento e descarte de efluentes, assim como o reuso da água de efluentes industriais. O Secretário do Meio Ambiente do Estado de Goiás, Wilmar Rocha, também se pronunciou levantando pontos relevantes sobre as questões ambientais no Estado, como a preocupação em preservar a bacia do ribeirão João Leite, e mostrou apoio e confiança nos serviços prestados pela Conágua.
As palestras iniciaram com o Eng. Quim. Manuel Senra, engenheiro químico e consultor que apresentou os diversos modelos e soluções para o tratamento de esgotos domésticos e industriais alertando sobre a importância da preservação dos mananciais de água.
O palestrante Eng. Quim. Msc. Diogo Coelho Crispim falou sobre os requisitos da legislação para disposição de resíduos líquidos e sólidos no meio ambiente, bem como o manejo destes resíduos de forma a minimizar o prejuízo ambiental com essas disposições.
Já o Dr. Ivanildo Hespanhol, professor da USP e especialista em reuso, falou sobre reuso de efluentes na indústria, destacando pontos da crescente necessidade mundial pela água e da importância da reutilização desse recurso pela indústria em prol de um mundo melhor.
Além disso, o gerente de meio ambiente, Rafael de Paula, apresentou um case da CAOA Montadora, abordando os benefícios da reutilização de efluentes e seus benefícios para o meio ambiente, bem como as economias de aproveitamento água na planta inferindo diretamente nos resultados financeiros da empresa. Esse modelo serve de exemplo para projetos semelhantes a serem concebidos no DAIA (Distrito Agroindustrial de Anápolis).
O evento foi gratuito e restrito a clientes e convidados, teve o objetivo de elevar o conhecimento dos participantes. Contou com a presença de mais de 120 colaboradores das industrias do DAIA, representantes da FIEG, SECIMA, AMMA, CODEGO, dentre outros.

SOBRE A CONÁGUA AMBIENTAL

A Conágua Ambiental é uma empresa voltada para soluções ambientais onde se realiza a prestação de serviços analíticos, estabelecido em Goiânia desde 1996, tendo equipamentos modernos equipe treinada.

Enquanto Centro de Excelência em Análises Ambientais, a Conágua atende aos padrões exigidos por um Sistema de Gestão da Qualidade para ensaios laboratoriais NBR ISO/IEC 17025, realizando constantes treinamentos internos (capacitação e aperfeiçoamento de colaboradores), inspeções e auditorias internas/externas de forma a estabelecer um sistema de informações que seja confiável, seguro e rastreável, dessa forma garantindo a prestação de serviços com qualidade reconhecida.

A constante busca pela qualidade e confiabilidade de nossos ensaios e serviços tem como objetivo atender com excelência às necessidades de nossos clientes.

A Conágua Ambiental é habilitada pela ANVISA-REBLAS, acreditada pelo INMETRO ISO 17.025 e reconhecida pela Rede Metrológica de Goiás.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *